Submissões
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
_Período de submissão: fluxo contínuo
DIRETRIZES PARA AUTORES
Revista Música, Psicologia e Educação publica artigos originais de investigação, bem como recensões, projetos, estudos ou comunicações sobre Música, Psicologia da Música ou Educação Musical. São admitidos textos em inglês e espanhol. Caso considere a possibilidade de submeter um texto em outro idioma que não os indicados, consulte previamente a direção da revista para uma avaliação de sua viabilidade.
ESTRUTURA DOS TEXTOS
Os artigos de investigação da Revista Música, Psicologia e Educação deverão ser desenvolvidos conforme a seguinte estrutura:
_Um título com no máximo 20 palavras.
_Um resumo com extensão máxima de 150 palavras que reflita o contexto do estudo, objetivos, metodologia e resultados fundamentais.
_Uma seleção de 3 a 5 palavras-chave.
_O título, resumo e palavras-chave deverão ser traduzidos para o inglês. Se o artigo for escrito em inglês, espanhol ou outra, deverá ser incluída uma tradução dos mesmos para português.
_Corpo de texto com extensão até 5.000 palavras, incluindo títulos e subtítulos, notas de rodapé, títulos de tabelas ou seu conteúdo textual, bem como títulos de figuras. Caso considere a possibilidade de enviar um artigo de dimensões diferentes das indicadas, consulte previamente a direção da revista para avaliação de sua viabilidade.
_No corpo do texto poderão ser incluídas tabelas e figuras explicativas em quantidade moderada, de modo que não representem mais de 25% das dimensões totais do artigo.
_O conjunto de referências bibliográficas deve corresponder criteriosamente com as citadas no corpo do texto. A extensão da bibliografia deve ser moderada, não ultrapassando 20% da extensão do corpo do texto.
_A revista contempla a publicação de material adicional como resumos de dados tabulados, exemplos audiovisuais, etc. como anexos em documentos separados. O conteúdo destes materiais não conta nas extensões indicadas anteriormente.
_No caso de recensões, o título deverá ser a referência completa da monografia ou da conferência discutida, sem necessidade de resumo ou palavras-chave. A extensão da recensão deverá ser entre 1.500 e 2.500 palavras.
NORMAS ESTILÍSTICAS
_Para facilitar a leitura, recomenda-se adicionar títulos ou títulos de secções – em negrito – para estruturar o texto em secções, bem como um segundo nível de subtítulos ou títulos de subsecções – em itálico – caso seja necessário.
_A Revista adota as normas referenciais da APA 7.ª edição.
_As notas de rodapé deverão ser processadas em separado, devem ser reduzidas ao mínimo necessário e numeradas sequencialmente, sendo publicadas no final do texto. As referências bibliográficas incluídas nas notas de rodapé também deverão constar na lista final, bem como as apresentadas nas tabelas e figuras do artigo.
_Todas as tabelas e figuras devem ser referenciadas no corpo do texto e corretamente numeradas, incluindo fragmentos musicais, diagramas e fotografias. As tabelas e figuras devem ser precedidas da sua numeração em negrito, seguida de legenda explicativa.
ENVIO E GESTÃO DE DADOS E MATERIAIS
_Os textos serão enviados à Revista Música, Psicologia e Educação somente através da sua plataforma de submissão; outros canais diferentes não serão aceites.
_Os textos serão submetidos em formato Word. Para o Resumo, deve-se utilizar fonte PortoSans 10, espaçamento 1,5 entre linhas e texto justificado. Para o corpo do texto, deve-se utilizar fonte PortoSans 11, espaçamento 1,5 entre linhas, texto justificado, margens de 2,5 cm – inferior, 3 cm superior - e 2,5 cm - esquerda e direita. Em relação ao recuo no início do parágrafo, fazer tabulação 1.25 cm. Evite recuo suspenso para referências bibliográficas.
_Certifique-se de anonimizar o texto antes de enviá-lo para revisão por pares. Os trabalhos serão arbitrados por personalidades que, na opinião da comissão científica da Revista sejam competentes para a avaliação. Se considerar que pode haver conflito de interesses em relação a um potencial avaliador, informe-nos, com declaração fundamentada, no momento da submissão do texto.
Não serão cobradas quaisquer taxas aos autores por submeterem os artigos.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços de correio eletrónico introduzidos nesta plataforma serão utilizados exclusivamente para os fins declarados desta revista e não serão disponibilizados para qualquer outro fim.
Conduta Ética
A Revista Música, Psicologia e Educação segue as recomendações do Comité de Ética da COPE (aceder em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines).
A direção da revista:
- Compromete-se em manter a confidencialidade sobre o processo de revisão por pares. O objetivo é preservar a identidade das pessoas envolvidas e dos seus manuscritos, garantindo que sejam tratadas de maneira justa, com sensibilidade e reconhecimento incondicional das diferenças.
- Compromete-se a acompanhar os autores e revisores ao longo do processo de revisão por pares, recordando-lhes, sempre que necessário, as regras éticas aplicáveis aos grupos envolvidos.
- Compromete-se igualmente a decidir sobre a publicação dos manuscritos de acordo com a política expressa nesta plataforma, tendo em consideração a legislação em vigor.
- Compromete-se em garantir que novos membros da comissão científica sejam informados destes aspetos éticos, sempre que o comité seja renovado.
- Compromete-se a decidir, em conformidade com as normas académicas em vigor, quando um conflito de interesses é detetado durante o processo de avaliação.
Os autores que pretendem publicar na Revista Música, Psicologia e Educação devem comprometer-se com:
- Os conteúdos dos seus textos, respeitando os direitos de autor de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares.
- Apresentar trabalhos de investigação originais. Deverão ter em consideração que a utilização de informações deliberadamente ambíguas (fraudulentas) constitui uma má prática académica, assim como a ocultação de informações provenientes de fontes não credenciadas ou o plágio direto.
- Prestar esclarecimentos sobre possíveis erros detetados no manuscrito submetido.
- Reconhecer a autoria das pessoas envolvidas cuja ação tenha sido determinante na investigação e na redação do artigo.
- No caso de coautoria, submeter qualquer decisão ao consenso do grupo de autores antes de enviar o manuscrito. Em caso de conflito de interesses decorrente da publicação, este deverá ser declarado à direção da Revista Música, Psicologia e Educação com a maior brevidade possível, para que esta possa atuar em conformidade.